A região da Valônia é uma das entidades federadas da Bélgica. Situada no sul do país, em uma vasta região de planícies rurais. De língua francesa, essa região deu origem a um dos estilos de cerveja mais enigmático e refrescante do mundo: a Saison. Pertencente a família das Ales (cervejas de alta fermentação) e com características rústicas, a um século atrás era um item básico na mesa dos fazendeiros. Sendo uma cerveja leve, refrescante e nutritiva, era tão comum na mesa do café da manhã quanto o pão ou leite.

 

A palavra Saison vem do francês que significa temporada ou “estação”. Antes do advento das máquinas refrigerantes era quase impossível fazer uma boa cerveja durante o calor, pois não era possível controlar o processo fermentativo. Portanto, optava-se em fabricar as cervejas durante o inverno. Além disso, durante os meses mais quentes, os fazendeiros estavam ocupados nas lavouras e não tinham tempo para se ocupar na fabricação das cervejas.

 

 

Logo, a Saison era servida a partir de março, no início da primavera, quando a vida se despertava no campo e encerrava a fabricação da cerveja. A Saison (temporada) deveria ter sido produzida em quantidades suficientes para durar toda a primavera e verão, ou seja, até outubro quando iniciava o outono e os meses mais frios.

Para isso, a cerveja tinha que ser robusta para suportar todos esses meses, mas ao mesmo tempo tinha que ser leve para matar a sede dos lavradores. Ao fim da temporada, os trabalhadores se recolhiam do campo e iniciava novamente a fabricação das Saison para a próxima temporada.

 

Deixe um comentário